Qual compressor de ar escolher? Eis a pressão!!!

Compressores de ar são equipamentos versáteis e necessários para diversos tipos de profissionais.

 

Antes de escolher o seu compressor de ar é preciso estar atento com as ferramentas pneumáticas que você irá utilizar. Hobby ou industrial, pistão ou ar direto, 1 estágio ou 2 estágios: são algumas das palavras que podem aparecer no momento em que você está em busca do seu compressor de ar. Tenha certeza da real necessidade do seu trabalho, assim ficará fácil escolher o compressor.

Para começar a se decidir, atente-se para alguns pontos principais como:

  • Equipamentos pneumáticos que serão utilizados
  • Quantidade de equipamentos
  • Taxa de utilização
  • Pressão de trabalho (Dado técnico de catálogo)
  • Ar efetivo consumido por equipamento PCM (Pés cúbicos por minuto)

1- QUAL A PRESSÃO NECESSÁRIA?

A Pressão máxima de um equipamento é normalmente determinada em PSI (Libras por Polegadas Quadrado). Ferramentas comuns necessitam entre 90 e 120 PSI, mas dependendo do equipamento que você precisará utilizar ou até mesmo do número de equipamentos que serão utilizados juntos,  você irá precisar de um equipamento de compressor único ou de compressor duplo. Compressores únicos normalmente vão até 100psi, enquanto equipamentos maiores possuem compressores duplos.

2- QUAL A NECESSIDADE DE PCM?

Para definir qual é a sua necessidade de PCM, deve-se checar o PCM de todas as ferramentas que você irá utilizar e adicionar 30% em cima da ferramenta que mais necessita de potência. Se você precisa utilizar 2 ferramentas ao mesmo tempo, neste caso, você precisará somar a necessidade de cada uma delas. Ferramentas menores geralmente exigem entre 0-5 PCM, enquanto as ferramentas maiores podem exigir 10 ou mais PCM. Recomenda-se a escolha de um nível um pouco acima do necessário, pois há perda perda no rendimento volumétrico do ar comprimido, de aproximadamente 40% nos compressores de 1 estágio e de 30% nos de 2 estágios.

Um compressor ar de 10 pcm ( pés ), por exemplo, pode ser usado em oficinas mecânicas, marcenarias, borracharias, serralherias, funilarias e marmorarias, bem como pequenas e médias empresas e postos de serviço. Já um de 40 Pés, pode fazer serviços mais pesados na indústria e construção civil. E, por último, o compressor de ar direto é ideal para limpeza de peças, pinturas de eletrodomésticos, venezianas, portas ou pequenos retoques em barcos, pulverizar motores de automóveis e inflar equipamentos como pneus, boias, piscinas e bolas. 

3- TAMANHO DO RESERVATÓRIO

Para que seja definido o tamanho do tanque do compressor que você irá precisar, observe se as suas principais ferramentas utilizam rajadas curtas como um arma de grampos, se sim, você precisará de um tanque pequeno entre 8 e 25 litros deve bastar. Para equipamentos que precisam de longos períodos de sustentação, como lixadeiras e furadeiras, opte por equipamentos com maior tanque.

DICAS 

  • Compressores lubrificados a óleo tendem a durar mais tempo e são mais silenciosos.
  • Escolha uma classificação um pouco maior do que você vai precisar,  pois há perda perda no rendimento volumétrico do ar comprimido, de aproximadamente 40% nos compressores de 1 estágio e de 30% nos de 2 estágios.
  • Acessórios incluídos e ferramentas – como mangueiras, pistolas e armas de sopro – agregar valor ao seu investimento.Note que nem todos os compressores vêm com mangueiras de ar
  • O preço de um compressor deve basear-se no custo total por um longo período para utilização ou a duração da unidade. Unidades baratas são projetados para serem descartáveis.
  • compressor-de-ar-media-pressao-10-pcm-110-litros-chiaperini-10-110-redcompressor-de-ar-alta-pressao-20-pcm-200-litros-chiaperini-20-200-bluecompressor-40-pcmap3v-425-litros-trifasi-chiaperini-4cj40ap3v425l1

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco! Será um prazer ajudá-lo!

Até a próxima,

Distribuidor Padilha

distpadilha

2 thoughts on “Qual compressor de ar escolher? Eis a pressão!!!

  1. erotik says:

    Its such as you read my thoughts! You appear to know so much approximately this, such as you wrote the e book in it or something. I feel that you just could do with a few percent to power the message home a little bit, but other than that, that is wonderful blog. A fantastic read. Ill certainly be back. Erminia Elmore Cicero

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *